segunda-feira, 28 de outubro de 2013

ESWC 2013 - Preview: Shootmania


Voltamos com mais uma Preview para a ESWC 2013, depois das duas Previews anteriores termos falado com a equipa de CoD dos Panthers e com Dennis Correia, o jogador de FIFA 14, chega a vez do Fraglíder estar à conversa com Eduardo "idro" Sousa, capitão da equipa de Shootmania dos Grow uP Gaming que irá representar as cores Portugueses em Paris na próxima semana.

Fica então com todos os detalhes que envolvem a preparação dos Grow uP Gaming para Paris, assim como aquilo que podemos esperar dos 3 elementos na ESWC 2013.

 Olá idro, obrigado deste já por estares disponível para esta entrevista. Fazes actualmente parte da equipa de Shootmania dos Grow uP Gaming, mas a tua história no gaming não começa neste jogo. Queres falar-nos um pouco de ti e também desta tua equipa ?
Olá error. Desde já eu é que agradeço a oportunidade para promover um pouco o Shootmania na scene nacional. Tal como referiste a minha história no gaming não teve o seu inicio no Shootmania. Há uns longos 13 anos, o velho Unreal Tournament semeou em mim o bichinho pelos e-sports, tal como no teu caso, foram 10 anos cheios de vitórias, tanto em equipa como a representar a selecção nacional, o que sem dúvida será difícil de repetir. Com o passar dos anos já se torna difícil juntar o divertimento à competição. Com o fim do Unreal Tournament e o aparecimento do League of Legends, fui sem qualquer dúvida também eu uma “vítima” deste fenómeno. Foi um ano e meio de competição e no qual tive a oportunidade de fazer parte de equipas que incluíram jogadores como por exemplo, o meu grande amigo Remrs, o ImpaKt e o handSopas, e numa última fase o Dragon e o Sh4g que vocês tanto falam aqui pela Fraglider. Foi resultado dessa "breve" experiência participações em várias XLParty’s e Insomnia #47, algumas nightcup’s e GoPT4LoL’s ganhas, mas sempre senti a falta de alguma adrenalina e isso fez com que não me prendesse ao jogo. Com a chegada do Shootmania e a promessa de se tornar num e-sport, juntei-me ao Belmiro "spect" Oliveira, que me acompanha há quase 10 anos, e decidimos, com a ajuda dos Grow uP Gaming, investir neste novo jogo. Desde Junho que contamos com o Yanick "tomahaWk" Trindade como nosso 3º elemento e conseguimos desde então alcançar os principais objectivos que foram o 1º lugar na ultima edição da XLParty e a qualificação para a ESWC. 


Grow uP Gaming na ESWC Portugal 2013 (Foto por Panthers eSports)

 O Shootmania foi uma aposta da Nadeo, depois desta ter tido bastante adesão num modo completamente diferente, o Trackmania. Este Shootmania insere-se num rápido FPS, comparável ao Quake Live por exemplo. Tendo em conta o facto que o Quake Live já não tem tanta adesão a nível de torneios, como vês o futuro do Shootmania ?

O Shootmania foi uma aposta no timming perfeito. Já se sentia a falta de um titulo "hardcore fps" "fresco" no ambito competitivo e pode-se dizer que consegui satisfazer essa necessidade. É um jogo amigável para espectadores e consequentemente bom para streams, o que eu acredito ser um requisito essencial para um bom titulo de e-sports hoje em dia. Quanto ao seu futuro parece-me que, tanto a Nadeo como a Ubisoft, vão precisar de investir mais no jogo para além de dinheiro em prémios. O sucesso deste jogo dependerá única e exclusivamente da evolução do gameplay e, para já, as coisas não parecem muito favoráveis. 

 No que toca ao Shootmania na ESWC, tem sido aposta desta desde que o jogo saiu, no entanto, poucos são os torneios que optam por incluir o Shootmania como um dos jogos em competição. O que achas que falta ao jogo para dar esse salto ?

Um dos principais erros da Nadeo/Ubisoft, que tem sido resultado da fraca adesão de jogadores novos e consecutiva exclusão da maior parte dos principais eventos em lan, é a falta de investimento publicitário e o facto do jogo não ser grátis. De certa forma penso que o sucesso do Trackmania, através do marketing de boca-a-boca, levou a Nadeo/Ubisoft a pensar que seria exactamente o mesmo com o Shootmania, mas esqueceram-se que jogos como, por exemplo, o League of Legends e o World of Tanks alteraram completamente o mercado dos videojogos. 

 A vossa equipa foi uma das 2 equipas presentes no qualificador da ESWC Portugal em Aveiro. Na tua opinião, qual achas que foi o motivo de ter havido uma pouca adesão para este jogo ?

Tal como se verificou no último qualificador português para a ESWC (Lusiada e-Games), apenas compareceram dois jogadores para o torneio de FIFA. Em Aveiro aconteceu exactamente o mesmo com Shootmania e pelas mesmas razões. A verdade é que aproximadamente um mês antes do qualificador estavam activas cerca de 6/7 equipas, mas a partir do momento que existe alguma disparidade entre a melhor equipa e as concorrentes, é bastante difícil conseguir mobilizar as equipas, especialmente quando apenas existe prémio para o primeiro lugar.


Sem comentários:

Enviar um comentário